Nos EUA os anos de 1966/7 viram nascer novo movimento underground que ficou conhecido como "Movimento Hippie".
A Beat Generation (anos 50 início dos anos 60) de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William S. Borroughs vai dar origem a meio da década de 60 ao "Movimento Hippie" que a juventude americana abraçou e que se generalizou um pouco por todo o mundo.
O movimento adopta um estilo de vida comunitário de contestação dos valores em vigor, defende o amor livre e a não-violência, "love and peace" torna-se o lema.
Em 1967 o movimento tem um dos seus pontos altos ao concentrar em S. Francisco 100000 hippies no que ficou conhecido pelo "Summer Of Love" ("If you're going to San Francisco, Be sure to wear some flowers in your hair...", dizia a canção de Scott McKenzie).
A música Pop-Rock fazia parte da cultura hippie ("Já que os hippies reivindicam esta música, ela por sua vez, declarou-se pertença deles. Os Beatles e os Stones, considerados como os leaders da pop music, tornaram-se os «mestres» da geração florida." em POPMUSIC-ROCK) e é neste período que vão surgir novos grupos que vão marcar uma época e caracterizar uma região: a West Coast. A lista é grande, citando os mais conhecidos:
Grateful Dead, Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service, Country Joe and The Fish, Big Brother and The Holding Company, The Doors, Mothers of Invention, Love, The Byrds, Iron Butterfly são alguns dos nomes incontornáveis.
Formados em 1965 os californianos Grateful Dead tiveram uma carreira de 30 anos até à morte do seu líder Jerry Garcia (1942-1995). Musicalmente eram uma amálgama de influências, eram claramente um grupo de fusão com sinais evidentes de Rock, Folk, Jazz e Blues. Cultivavam a improvisação, em particular nas actuações ao vivo, em longos temas a valer-lhes a designação de Jam Band.
Em 1967 gravam o primeiro LP "The Grateful Dead" e é dele a escolha para esta primeira passagem pelos Grateful Dead. "Good Morning Little School Girl" um standard dos Blues original de Sonny Boy Williamson.
Grateful Dead - Good Morning Little School Girl
Sem comentários:
Enviar um comentário