Algumas memórias de 2024
Conhecia como Linda Peters, na realidade Linda Pettifer, quando em 1971 é publicado o álbum "Rock On" de um então denominado grupo The Bunch, um colectivo formado por músicos da cena Folk-Rock britânica centrado em elementos dos Fairport Convention com destaque para Richard Thompson e Sandy Denny. E nele constava também o nome de Linda Peters onde, na capa onde se fazia a sua apresentação, se lia, : "Sandy and Trevor say Linda is the most under-rated girl singer in the country. City folk haven't caugh up with her yet, either. From folk circuits shr comes, a long-time friend of Trevor and Sandy, wich is why she was asked to sing on this LP." É voz principal em "The Loco-motion", faz parte do coro em várias canções, mas é em "When Will I Be Loved" em dueto com a Sandy Denny que Linda Peters me chamou a atenção seguindo-a com atenção a partir daí.
O destaque maior viria rapidamente, depois de casar com Richard Thompson, gravando com ele até 1982 seis álbuns antológicos, com referência para "I Want to See the Bright Lights Tonight" (1974) e "Shoot Out the Lights (1982). Segue-se divórcio e carreira a solo. Mas começa também a ter problemas vocais que leva a que as gravações sejam bastante espaçadas e obviamente a inviabilizar o reconhecimento por um público mais alargado.
Manteve o nome Linda Thompson e é uma agradável surpresa quando vejo em 2024 anunciado um novo álbum de nome "Proxy Music" onde ela reproduz na capa a pose que se encontra no álbum "Roxy Music" de 1972 do grupo de Rock Progressivo com o mesmo nome.
Edição em CD pela Storysound com a ref:161-059 |
Fiquei, primeiro desconfiado pois não sabia se Linda Thompson estaria, aos 77 anos, à altura de dar voz a novo trabalho, depois apreensivo ao saber que sendo dela as novas composições não era ela que as interpretava. De seguida aliviado ao verificar quem as interpretava e finalmente deleitado quando o ouvi. Do melhor que o ano de 2024 nos deixou.
Eis a lista dos intérpretes: Kami Thompson, Martha Wainwright, The Proclaimers, Rufus Wainwright, Ren Harvieu, John Grant, The Rails, Dori Freeman, Eliza Carthy, The Unthanks e Teddy Thompson.
Sem um tema menor fica-se com a última canção do álbum "Those Damn Roches" na voz do filho Teddy Thompson.
Linda Thompson - Those Damn Roches
Sem comentários:
Enviar um comentário