sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

John Cale - Shark-Shark

Algumas memórias de 2024

Nome histórico e menos lembrado é o de John Cale. O galês está actualmente com 82 anos e parece que em vez de abrandar de actividade, nos quer deixar gravadas as muitas ideias musicais que parece ainda ter. Depois de em 2023 ter publicado o colaborativo álbum "Mercy", editou em 2024 mais um novo trabalho de nome "Poptical Illusion", desta vez quase todo interpretado somente por ele. Já longe da sonoridade dos seminais Velvet Underground dos anos 60, utilizando agora muito sintetizadores, ruído e sonoridades mais Pop, mas com notas vanguardistas que sempre o caracterizaram. E ainda, aqui e ali, a fazer lembrar os revolucionários Velvet Underground como em "Shark-Shark".




Não sendo, para mim, esta fase de John Cale a mais cativante, longe vão os tempos de "Paris 1919" e "Music For a New Society", não deixa de ser importante continuar a seguir a sua produção mais recentes. Quem sabe se daqui a alguns anos não estarei a relevar "Poptical Illusion" na discografia de John Cale. Por vezes á assim, é preciso dar tempo ao tempo. Ou não tem estado John Cale adiantado no tempo?



John Cale - Shark-Shark

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Garfunkel & Garfunkel - Father and Son

Algumas memórias de 2024

O duo Simon and Garfunkel terminou, de forma conflituosa, em 1970 depois de juntos terem gravado algumas das melhores canções, e álbuns da década de 60. Saudades enormes deixou esta colaboração que eu apreciei ainda muito novo, teria 13/14 anos quando ouvi "Bookends" e o acabado de sair "Bridge Over Troubled Water". A partir daí pouco se ouviu falar de Art Garfunkel e muito mais de Paul Simon, este com uma colecção de álbuns digna.

Art Garfunkel continuou entre o cinema e a música mas sem o fulgor anterior e não mais nos surpreendeu. Em decrescendo a acompanhar a sucessiva perda de qualidade vocal, salvaram-se os regulares retornos do duo em concerto. Os problemas vocais agravaram-se, deixou de fumar e eis que, surpresa!, surge em 2024, agora em duo com o seu filho que assina Art Garfunkel Jr..



O álbum dá pelo nome de "Father and Son" e remete para a canção de Cat Stevens de 1970. A mesma encerra este álbum e é agora aqui recordada, a voz de Art Garfunkel quase irreconhecível.


Garfunkel & Garfunkel - Father and Son


Entretanto faz as pazes com Paul Simon e já há quem espere o retorno do famoso duo. Lembre-se Art Garfunkel e Paul Simon têm já 83 anos. Aguardemos.

 


quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Jon Anderson & The Band Geeks - True Messenger

Algumas memórias de 2024

Nestas minhas passagens erráticas pelo Regresso ao Passado, ocasião para, numa passagem mais prolongada, efectuar uma revisão do ano de 2024.

Tendo por base o que mais ouvi neste ano findo, é inevitável começar pelos mais antigos, os sobreviventes dos anos 60, e depois os outros, aqueles que, com mais ou menos influências daqueles anos, têm dado rumo ao que de melhor se fez na música popular no ano de 2024.

E a lista de nomes vindos dos anos 60 são, pasme-se, ainda é bem significativa e digna de referência nestas minhas memórias. Assim, marcaram presença, de alguma forma, nomes como Richard Thompson, Linda Thompson, Neil Young, Joni Mitchell, Art Garfunkel, John Cale, Van MorrisonDavid Gilmour e Jon Anderson.

Começo com este último, Jon Anderson e o seu mais recente trabalho "True". Histórico intérprete de Rock Progressivo, actualmente com 80 anos!, ficou mais conhecido pela banda que fundou e liderou, os Yes, que eu tanto apreciei no início dos anos 70. Possuidor de uma voz ímpar, facilmente identificável, não parece carregar os seus 80 anos e surpreende-nos neste registo gravado com o acompanhamento da sua banda actual The Band Geeks.


A música, agora produzida, já não me cativa como noutros tempos, mas não deixa de merecer a devida audição, ao contrário de "Mirror to the Sky" dos Yes do ano 2023. Jon Anderson supera claramente a sua anterior banda que persiste sem nenhum membro original e onde pontifica a figura de Steve Howe, guitarrista de eleição.



Jon Anderson & The Band Geeks - True Messenger