segunda-feira, 3 de julho de 2023

Banda do Casaco - Morgadinha dos Canibais

 

E eis a última passagem pela música popular portuguesa do ano de 1976. Para mim o melhor trabalho editado naquele ano: "Coisas do Arco da Velha" da Banda do Casaco.

António Pinho (ex-Filarmónica Fraude) e Nuno Rodrigues (Ex- Música Novarum) encontraram-se à frente deste projecto que existiu entre 1974 e 1984 e que nos deliciou com diversos álbuns nomeadamente este, "Coisas do Arco da Velha" o segundo trabalho do grupo (o primeiro tinha sido "Dos Benefícios dum Vendido no Reino dos Bonifácios" no ano anterior). Um projecto bem diversificado ao longo dos ano nomeadamente nos convidados, neste caso iam de Carlos Zíngaro a Cândida Branca-Flor.

Eu, que sempre fui amante do Folk-Rock via na Banda do Casaco como sendo os nacionais Fairport Convention ou os Steeleye Span que tanto apreciava. E na realidade "Coisas do Arco da Velha" era bem a simbiose entre a nossa música tradicional e as propostas sonoras modernas que uma panóplia de instrumentos eléctricos proporcionavam.


Edição em CD, de 1993, com a ref: 518758-2


“Coisas do Arco da Velha” é um caso sério. É um álbum difícil de igualar e está entre os melhores discos de música portuguesa, pelo menos da década de 70. Poucos se lhe equiparam, “Cantigas de Maio” do José Afonso e poucos mais.

No ano de 1976, as influências do 25 de Abril eram ainda muito evidentes, mas a Banda do Casaco rasgava claramente com todos os convencionalismos e aventurava-se por territórios onde se cruzavam figuras tão díspares como a cantora Cândida Branca Flor e o violinista Carlos Zíngaro anteriormente referidos. Por entre arranjos de canções tradicionais e originais o álbum desenvolve-se de forma irrepreensível ao longo de 11 canções a saber:

Morgadinha dos Canibais
Ai Mé André
Romance de Branca Flor
Rigolindo
Olá Margarida
Canto de Amor e Trabalho
É Triste não Saber Ler
Virgolino Faz o Pino
A Mulher do Regedor
Era Uma Vez Uma Velha
Cantiga D’Embalar Avozinhas

E para recordar ficamos logo com “Morgadinha dos Canibais”.





Banda do Casaco - Morgadinha dos Canibais

Sem comentários:

Enviar um comentário