"LUTAS VELHAS CANTO NOVO, de Pedro Barroso, introduz-nos um autor diferente do que nos era dado ouvir: musicalmente mais complexo, menos directo e circunstancial nas palavras, pesquisando nos grandes espaços sonoros, por vezes quase epopeicos/sinfónicos, a inserção de um canto que mais tarde, se viria a revelar profundamente ligado à terra.", afirma Mário Correia em "Música Popular Portuguesa: um ponto de partida".
É de 1976 este "Lutas Velhas Canto Novo" de Pedro Barroso (1950-2020) cantautor de música popular que se iniciou nas baladas e que progressivamente foi ganhando um lugar de reconhecido valor.
https://www.discogs.com/ |
Na contra-capa daquele que era o primeiro registo de longa duração de Pedro Barroso lê-se:
"Este disco tentou registar para que constasse uma acção desenvolvida nos últimos dois anos da canção com um sentido político e uma intenção própria.Estou também consciente de que a melhor forma de divulgação das minhas cantigas continua a ser a ida em pessoa a locais onde elas podem adquirir o seu significado verdadeiro, uma vez qe a gravação em disco destina-se, infelizmente sempre, a um público restrito.
Tentei que a faceta discursiva de uns trabalhos alternasse com alguns arranjos e recolhas que reflectem precisamente esse diálogo efectuado e que nunca é suficientemente íntimo para quem se considerar ligado a uma arte popular.
Mais um testemunho do clima que se vivia em 1976 e onde os ideais revolucionários ainda eram dominantes. Ouça-se "Lutas Velhas, Canto Novo".
Pedro Barroso - Lutas Velhas, Canto Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário