Grupo Outubro foi mais um agrupamento surgido com o 25 de Abril de 1974 e que cantaram os ideais do processo revolucionário que então se viveu.
O grupo foi formado por Carlos Alberto Moniz, Pedro Osório, Alfredo Vieira de Sousa, Madalena Leal e Maria do Amparo. São deles as seguintes palavras de acordo com o livro "Música Popular Portuguesa" de Mário Correia:
"Por volta de Fevereiro de 1975 iniciámos a nossa experiência de grupo, cantando em festas e convívios populares. Fomos sintetizando num trabalho colectivo as contribuições de cada um de nós. Fomos ganhando, pouco a pouco, coesão. O contacto com o povo e as suas lutas, o apoio que dele recebemos, deu-nos força para prosseguirmos e para nos organizarmos de modo a conseguir uma melhoria qualitativa. Das canções que ao longo de cerca de um ano fomos construindo e apresentando em fábricas, campos, quartéis, organizações populares e casas de espectáculos, seleccionámos para este álbum as que pareceram de maior interesse discográfico ou documental...".https://www.discogs.com/ |
O álbum a que se referem é "A Cantar Tanbém a Gente se Entende",
"... um trabalho de intervenção directa e deliberadamente dirigido para a
luta que, em diversas frentes, então se travava."
conforme o livro acima referido.
Fica uma das mais conhecidas deste álbum, "Quem Não Trabalha Não Come".
Grupo Outubro - Quem Não Trabalha Não Come
Sem comentários:
Enviar um comentário