1970-1980 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
E por fim, nas escolhas de Miguel Esteves Cardoso para o ano de 1976, eis a minha preferência nº 1: Joni Mitchell com o álbum "Hejira".
"Joni Mitchell lança um álbum que pode ser considerado o seu melhor de sempre" dizia Miguel Esteves Cardoso. Um percurso único traçava Joni Mitchell que álbum após álbum se ia ultrapassando e redescobrindo novos caminhos para a música popular, "Hejira" expressão maior da fusão do Folk com o Jazz como poucos conseguiram fazer.
Diz ainda: ""Hejira", de 1976, é um lapso na sua progressão musical para o Jazz. É também, a sua obra-prima. Resumindo todas as suas obsessões, desde "Songs to a Seagull" até "Summer Lawns", "Hejira" é uma longa elegia à adolescência perdida. A música espraia-se, descansando sob um fio insuportável de tensão nostálgica, enquanto os textos voltam ao realismo de outrora."
Edição portuguesa em vinil com as ref;ASY 53053, 53053 |
Quanto às canções do álbum referia "Amelia" e "Song For Sharon" que "contam-se entre as melhores de toda a sua carreira. A última, sobretudo, é indiscutivelmente a sua composição-chave. É certamente a sua canção mais forte, e uma das dez mais singelas de toda a história da música popular."
Como não podia deixar de ser segue "Song For Sharon", são quase 9 minutos mas
podia prolongar-se por muito, muito mais.
Joni Mitchell - Song For Sharon
Sem comentários:
Enviar um comentário