segunda-feira, 26 de julho de 2021

Teresa Paula Brito - Mulheres Guerrilheiras

 É sempre com prazer que volto a Teresa Paula Brito (1944-2003). Desta vez para a gravação que efectuou após o 25 de Abril, um Single de nome "Mulheres Guerrilheiras" depois do qual se assistiria a um progressivo afastamento da cantora do mundo musical.

Neste Single continua a sua colaboração com a poetisa Maria Teresa Horta sendo desta as letras das duas canções, respectivamente "Mulheres Guerrilheiras" e "A Solidão da Mulher", as músicas, arranjos e direcção de orquestra ficaram a cargo de Pedro Jordão.

São ainda de Maria Teresa Horta as palavras que constavam na contra-capa do disco:

"Pela primeira vez em Portugal, as mulheres CANTAM: cantam-se, contam-se; dizem da opressão a que têm sido sujeitas, mas não só: gritam a sua revolta e recusam-se a continuar por mais tempo caladas, aceitando essa sujeição. O uso. A humilhação, portanto, que durante séculos e séculos (perde-se na noite dos tempos...) foi seu estigma.

"Mulheres Guerrilheiras", aparece, pois, como o primeiro disco feminista português; ele cresceu, foi criado pelo Movimento de Libertação das Mulheres. Outros se seguirão: chegou a nossa vez de falar, de CANTAR, de encontrarmos, ganharmos a nossa autêntica voz... Que a voz de Teresa Paula Brito, aqui, outra coisa não pretende ser que a voz de todas as mulheres, nossas irmãs, e os meus poemas outra coisa não são, que a tentativa de encontrar as suas (nossas) palavras verdadeiras."


https://www.discogs.com/


Fica para ouvir precisamente "Mulheres Guerilheiras", mais uma bem representativa dos tempos que então se viviam.



Teresa Paula Brito - Mulheres Guerrilheiras

Sem comentários:

Enviar um comentário