Uma versão improvável. Sim sem dúvida, o que têm os The Velvet Underground dos anos 60 a ver com a June Tabor dos anos 90? À partida diria nada, The Velvet Underground, formados na cosmopolita Nova Iorque, na vanguarda do Rock mais experimental que na altura se poderia imaginar, June Tabor, nascida em Warwick no centro de Inglaterra, uma das maiores cantoras Folk ainda em actividade.
The Velvet Underground tiveram curta duração (final dos anos 60 inicio da de 70) mas revolucionaram a música Rock e a sua importância é hoje indiscutível, se o nome disser pouco saiba-se que Lou Reed e John Cale foram seus fundadores. June Tabor iniciou-se nas lides musicais nos anos 70 tendo, para além de uma riquíssima discografia a solo, colaborado com nomes importantes do Folk inglês, Maddy Prior, logo no início, os Oysterband, Iain Ballamy e Huw Warren como Quercus são algumas das suas mais importantes parcerias.
Edição RYCODISC, ref: RCD 10194, de 1990 |
O original de hoje pertence aos The Velvet Underground no seu disco de estreia "The Velvet Underground & Nico" (1967) e dá pelo nome de "All Tomorrow's Parties", foi composta por Lou Reed tendo Nico dado a voz. E é esta canção que faz a ponte a June Tabor pois constava no álbum "Freedom and Rain" (1990) que esta gravou com a The Oyster Band (antes de ser simplesmente Oysterband) em 1990. Dois mundos quase oposto aqui ligados por uma canção com duas interpretações tão distintas. O original já se encontra neste blogue, resta agora a versão de June Tabor with The Oyster Band.
June Tabor - All Tomorrow's Parties
Sem comentários:
Enviar um comentário