segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Ana Moura – A Case of You

Grandes Versões


"A Case of You" é uma canção que tem vindo a ser objecto de cada vez mais e melhores versões. No início foi assim: Joni Mitchell compôs e gravou-a para o álbum "Blue" (1971) porventura o melhor álbum dela e, sem dúvida, um dos meus discos preferidos de sempre. Num disco de tanta qualidade onde se destacaram temas como "Carey" e "California", "A Case of You" foi o lado B deste último Single, "A Case of You" como que ficou a amadurecer e a crescer no tempo. Hoje é das mais emblemáticas de Joni Mitchell e uma das que foi sujeita a maior número de versões, a começar pela própria, sendo uma das duas suas composições incluídas, em 2000, no disco de Jazz "Both Sides Now". Recorde-se o original de 1971.




Joni Mitchell - A Case of You

São conhecidas, segundo a wikipédia, mais de 300 versões. São já deste século algumas das melhores que conheço, incluindo, é verdade!, nacionais. Lembro-me de Cristina Branco (2005), Salvador Sobral (2017) e Ana Moura (2012).


CD de 2012, da Universal ref: 602537205233


É na Ana Moura que me retenho. "A Case of You" aparece no álbum "Desfado", onde quebrando com algumas regras do fado mais tradicional, constrói um dos mais belos álbuns portugueses de sempre. Teve o êxito merecido. Talvez não seja alheio, para além das qualidades inegáveis de Ana Moura, a produção do disco ter sido entregue a Larry Klein, nem de propósito ex-marido de Joni Mitchell. São para ele as primeiras palavras de agradecimento de Ana Moura: "Ao Larry Klein pela inspiração, pelo respeito pela nossa música, pelo imenso talento e sabedoria postos à minha disposição."




Ana Moura – A Case of You

Sem comentários:

Enviar um comentário