mundo da canção nº 5 de Abril de 1970
Composto quase na totalidade pelo José Cid, a figura central do grupo, o primeiro trabalho de longa duração gravado em nome do Quarteto 1111 foi editado a 13 de Fevereiro de 1970.
O arrojado projecto do Quarteto 1111 de gravar um álbum, onde os temas centrais eram a guerra colonial, o racismo e a emigração, levou a que pouco depois de ser editado o mesmo fosse retirado do mercado. O arrojo valer-lhe-ia também ser um dos melhores trabalhos de Pop-Rock jamais feitos em Portugal. Inovador no estilo musical, marcado pelas melhores influências da música anglo-saxónica da época, são 11 canções que, se bem que marcadas no tempo, ainda hoje se ouvem com todo o agrado. Um disco histórico, portanto.
A revista "mundo da canção" continuava no seu nº 5 a divulgar algumas letras de canções deste LP, depois de "João Nada" e "Pigmentação" era agora a vez de "Maria Negra", divulgação essa que continuaria noutros nºs da revista.
"Maria Negra" uma bela canção de um disco que me traz belas memórias dos tempos em que "Quarteto 1111" passava na nossa rádio, nomeadamente no programa "Página Um" que então ouvia diariamente.
Quarteto 1111 - Maria Negra
Sem comentários:
Enviar um comentário