Nos 2 últimos Regresso ao Passado foram referidas algumas das edições de 2017 de músicos firmados nos idos anos 60, alguns dos quais recorreram à recuperação de trabalhos já conhecidos, seja por gravação ao vivo, no caso de David Gilmour, seja pela recuperação de algumas canções antigas, no caso de Cat Stevens, ou ainda no caso de Stephen Stills e Judy Collins na colaboração conjunta editando um disco sem qualquer inédito.
Ou seja, será que quem tanto deu à música popular ao longo de décadas, agora se encontra em fase menos criativa e recorre à reprodução do já conhecido? Talvez sim, que os exemplos não ficam por aqui.
Vejamos hoje os Fairport Convention e alguns dos que por lá passaram.
Richard Thompson - 68 anos.
Aguarda-se com expectativa o seu novo disco de originais, pois o último é de 2015. O ano de 2017 viu a edição de "Acoustic Classics II" e "Acoustic Rarities" que independentemente da qualidade intrínseca dos mesmos, são o prolongamento da revisão acústica que vem fazendo seu trabalho.
Assinatura de Richard Thompson feita em Cropredy a 12 de Agosto de 2017 |
Edição europeia de Outubro de 2017, Ref: BSW016 |
Judy Dyble - 68 anos.
Depois de ter sido a cantora do primeiro álbum dos Fairport Convention (1968), rapidamente se afastou da cena musical voltando mais de 3 décadas depois com gravações de inquestionável qualidade. Em 2017 Judy editou com Andy Lewis o álbum "Summer Dancing", um disco estranho de fusão do Folk com a electrónica, onde a magnífica voz de Judy Dyble sobressai no meio de arranjos pouco convencionais. Um disco que não se gosta logo à primeira audição, para já prefiro alguns dos seus trabalhos anteriores.
Fairport Convention (1967 - ).
50 anos após a sua formação os Fairport Convention são uma verdadeira instituição nacional. Da formação original resta Simon Nicol que conjuntamente com Dave Pegg, Ric Sanders, Chris Leslie e Gerry Conway constituem a formação que este ano editou "50:50@50". Entre algumas gravações ao vivo e alguns originais se faz este disco para fãs incondicionais dos Fairport Convention. Quem não os conhecer deve começar pelos primeiros e históricos disco do grupo.
Mas o melhor do ano está na colectânea que já dei a conhecer em Setembro passado. "Come All Ye: The First Ten Years", 7 CD com a história dos 10 primeiros anos do grupo. Uma preciosidade e uma das melhores edições do ano transacto.
Made in Czech Republic, Ref: UMC - 574847-9 |
Do primeiro CD segue uma versão alternativa, até agora inédita, de "Autopsy". E mais uma oportunidade de lembrar Sandy Denny.
Fairport Convention - Autopsy
Sem comentários:
Enviar um comentário