terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Cat Stevens - The Laughing Apple

Algumas memórias de 2017


Mais algumas passagens por recordações do ano agora terminado. Um ano em que os "sobreviventes" dos anos 60 estiveram em destaque. Eis mais alguns:

David Crosby - 76 anos.
Elemento importante do Folk-Rock norte americano. De 1964 a 1967 nos The Byrds, posteriormente em carreira diversificada pelos Crosby, Stills & Nash, Crosby, Stills, Nash & Young, ainda Crosby & Nash e também a solo iniciada com o inspirado e inspirador "If I Could Only Remember My Name" em 1971. Em 2017 tem lugar o seu 6º registo a solo intitulado "Sky Trails". Uma aproximação ao Jazz e a lembrar muito Joni Mitchell, sua paixão de há 50 anos, tendo mesmo recuperado dela a canção "Amelia" para este álbum.




Stephen Stills, Judy Collins - respectivamente 72 e 78 anos.
Há 50 anos foram namorados e em Judy Collins se inspirou Stephen Stills em temas como "Suite: Judy Blue Eyes" e "You Don't Have To Cry". Agora juntos para o primeiro disco, Stills & Collins editam, em 2017, "Everybody Knows", nome retirado de uma canção de Leonard Cohen. Receava o pior antes de ouvir "Everybody Knows" mas, resguardados no seu passado, as duas lendas do Folk norte-americano produziram um disco muito agradável de se ouvir. Um disco facilmente consensual, talvez seja o defeito.





Michael Chapman - 76 anos.
Confesso o meu reduzido conhecimento deste cantautor inglês possuidor de uma extensa discografia e de uma carreira de 50 anos. "50" editado em 2017 foi bem recebido pela crítica, a merecer ser descoberto.



Cat Stevens - 69 anos.
Figura eminente da música popular da década de 70 onde gravou maior parte da sua significativa discografia. Seguiu-se de 1978 a 2006 um longo hiato e o reaparecimento faz-se sob o nome de Yusuf no seguimento da sua conversão ao islamismo. De então para cá 3 discos sob de nome de Yusuf não nos despertaram a curiosidade suficiente até à edição recente de "The Laughing Apple" sob o nome duplo Cat Stevens e Yusuf.
E foi uma aprazível surpresa a audição deste novo trabalho. Talvez tenha contribuído a recuperação de 4 temas de há 50 anos, o que é certo é que por vezes parece que estamos a ouvir "Tea For The Tillerman" ou "Teaser And The Firecat" o que é evidentemente um elogio.




Não resisto e ficamos com Cat Stevens para audição. Como se estivéssemos em 1967 segue "The Laughing Apple" 50 anos depois.




Cat Stevens - The Laughing Apple

Sem comentários:

Enviar um comentário