quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Paulo de Carvalho - O Dia da Lua

mundo da canção nº 5 de Abril de 1970

Paulo de Carvalho teve nos anos 60 um papel importante no desenvolvimento do Pop-Rock nacional. Primeiro como elemento fundador de um dos grupos mais interessantes que a década conheceu, os Sheiks, e onde esteve no período de 1962 a 1967, depois em projectos diverso como a Banda 4 e os Fluído. Antes de no início da década de 70 iniciar carreia a solo que se mantém até aos nossos dias.

O "mundo da canção" em Abril de 1970 dele dava nota em artigo intitulado "Paulo de Carvalho é notícia por dois motivos...", que eram: primeiro a gravação de um Single "Canções de Manolo Diaz" que iria conter as canções "Walk On The Grass" e "Waiting For The Bus", segundo a participação próxima no Festival RTP da Canção com a canção "Corre Nina" de Pedro Osório e Carlos Portugal que ficaria em 4º lugar.





Para além dessa notícias o "mundo da canção" trazia ainda a letra de uma canção de Paulo de Carvalho desse mesmo ano de nome "O Dia da Lua".




"O Dia da Lua" fazia parte de um Single editado em 1969 (ou 1970), sendo a outra canção "The Man Is Alone". Sem qualquer referência ao grupo Fluído que foi com quem Paulo de Carvalho gravou este  disco. Na "Enciclopédia Da Música Em Portugal No Século XX" lê-se:
"No âmbito do projecto Fluído destacaram-se as colaborações, na autoria de letras, de Dórdio Guimarães e Vasco Noronha, em que o recurso aos dispositivos electrónicos possibilitou a aproximação aos valores estéticos do pop-rock inglês de final da década de 60, de que são exemplo as canções The Day of The Angels, Sorrow and Pain, I'm Warning, The Man Is Alone, O homem sentado, A idade dos lilazes [sic] e O dia da Lua (1969), editadas em single e reunidas num álbum denominado Paulo de Carvalho (1971)."




Paulo de Carvalho - O Dia da Lua

Sem comentários:

Enviar um comentário