quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Plainsong - Even the Guiding Light

Fairport's Cropredy Convention 2017

Depois de Ashley Hutchings com os Morris On, Judy Dyle com a Band of Perfect Strangers a vez para mais um ex-Fairport Convention com um dos seus projectos, os Plainsong de Ian Matthews.

Ian Matthews foi vocalista dos Fairport Convention no período de 1967-1969, coexistindo pois com as cantoras Judy Dyble e Sandy Denny.
Entre 1969 e 1970 tempo para a gravação de 3 álbuns sob a designação do colectivo Matthews Southern Comfort (nome tirado ao título do primeiro LP sem apóstrofe "Matthews' Southern Comfort"). O ano de 1971 e 1972 vão para dois excelentes discos a solo, respectivamente "If You Saw Thro' My Eyes" e "Tigers Will Survive".

Ainda em 1972 forma os Plainsong muito bem recebido com o álbum "In Search of Amelia Earhart".
Os Plainsong têm sido reactivados de tempos a tempos sendo a última em 2014 para a realização do disco "Reinventing Richard: The Songs of Richard Fariña" (para comemoração dos 50 anos da morte do pouco conhecido cantor Folk Richard Fariña falecido em 1966 com 29 anos de idade). Foi esta versão "light" no dizer do próprio Ian Matthews que actuou em Cropredy no dia 12 de Agosto, ou seja em trio acústico formado por Andy Roberts, Mark Griffiths e o próprio Ian Matthews.

Terá sido talvez a actuação que mais ficou aquém das minhas expectativas, talvez não só pela formação reduzida quer pela voz de Ian Matthews que pareceu bem longe da que conhecia dos anos 60 e 70. Melhor pareceu-me à noite quando se juntou aos Fairport Convention e interpretou temas inesquecíveis como "Reno, Nevada", "Suzanne" e "Time Will Show the Wiser"


Da esquerda para a direita:
Mark Griffiths, Andy Roberts e Ian Matthews

A actuação dos Plainsong fez-se, principalmente, com temas deste último "Reinventing Richard..." e o saudoso "In Search of Amelia Earhart" do qual tocaram "Even the Guiding Light" que agora lembramos no original.




Plainsong - Even the Guiding Light

Sem comentários:

Enviar um comentário