quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Led Zeppelin - Friends

As 15 melhores canções de 1970 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

Já conhecia os Led Zeppelin de "Dazed and Confused" e "Whole Lotta Love", mas foi em 1970 através das passagens na rádio de "Immigrant Song", "Friends", "Gallows Pole" e "Tangerine" que aderi ao som dos Led Zeppelin e naturalmente "Led Zeppelin III" acabou por ser o disco primeiro que deles adquiri.

Depois do fortíssimo início de "Immigrant Song", "Friends" remetíamos com a sua aparente acalmia para um ambiente estranho, fascinante, diria hipnótico, que nos é proporcionado pelo Moog e pelos arranjos de cordas inéditos nos Led Zeppelin.


Do livro Led Zeppelin, editora Centelha, Colecção
Rock On, nº 6 - Maio de 1983


"Em Órbita" coloca "Friends" no 6º lugar das melhores canções de 1970 com a leitura do seguinte texto:
"Nas regiões mais remotas de insondáveis abismos se consome a força criadora dos Led Zeppelin. Profetas de futuras revoluções sonoras, eles celebram a mutação deste tempo.
Os Led Zeppelin são atmosferas onde se respira o diabólico, o desconhecido, o estremecer sombrio das grandes trevas."

Se é verdade que o som Hard dos Led Zeppelin abriu portas a estilos que pouco aprecio, tipo Heavy-Metal, também é verdade que este "Led Zeppelin III" é o disco mais folky de toda a discografia que produziram. "Friends" encontrava-se na encruzilhada sonora do Folk e do Rock mais avançado, ora ouça-se.




Led Zeppelin - Friends

Sem comentários:

Enviar um comentário