terça-feira, 26 de setembro de 2017

Fairport Convention - Crazy Man Michael

As 15 melhores canções de 1970 segundo o programa de rádio "Em Órbita"


Por vezes acontecia isto, e no "Em Órbita" não era a primeira vez, um disco de um ano aparecer nas classificações do ano seguinte. Neste caso perfeitamente justificável, o álbum "Liege & Lief" dos Fairport Convention, ao qual pertencia "Crazy Man Michael", só tinha sido editado em Dezembro de 1969 e se considerarmos os atrasos que eram normais na "chegada" dos discos a Portugal, este disco dos Fairport Convention só terá conhecido divulgação em 1970 (note-se, no entanto, que o "Em Órbita" passava discos mais rápido que outros programas, ou eram até os únicos a passar).

"Crazy Man Michael" é uma belíssima canção composta por Richard Thompson e Dave Swarbrick, duas figuras importantes na história dos Fairport Convention, no melhor ano do grupo: 1969.




"No sentir belo do que é frágil surpreendem-se as realizações de Sandy Denny.
Ainda quando nos Fairport Convention, o aparecimento de “Crazy Man Michael” veio renovar as certezas já sentidas nesta intérprete.
É uma canção feita de momentos livres, onde não se esconde o gosto por um tema de amor.
“Crazy Man Michael” foi uma das melhores criações do agora decadente grupo Fairport Convention.", assim julgava "Em Órbita" "Crazy Man Michael", para o programa a 8ª melhor canção do ano.

Se é verdade que o grupo, pelo menos em disco, não mais alcançou a originalidade dos 3 LP editados em 1969, era contudo exagerada a apreciação de "agora decadente", pese a saída de Sandy Denny, senão ouça-se "Full House" de 1970.

Apreciações à parte, a beleza de "Crazy Man Michael".




Fairport Convention - Crazy Man Michael

Sem comentários:

Enviar um comentário