Mais um daqueles nomes que fizeram passagem rápida nos longínquos anos 60. Desta vez trata-se de Magdalena Pinto Basto e um EP gravado no mítico ano de 1967.
O EP é constituído por 4 temas, 2 cantados em francês onde é acompanhada pelo conjunto Os Ekos, os outros 2 são temas do “folk” americano só com viola acústica por ela tocada.
Ou seja o cruzamento das influências francesas em declínio e as americanas em crescendo.
As versões francesas são “J’ai Cru à Mon Rêve”, versão francesa de “I’m a Believer” (já aqui recordada na versão de Os Chinchilas e Robert Wyatt) de Neil Diamond e popularizada pelos The Monkees e “L’Oiseau de Nuit” de Michel Polnareff. A minha preferência vai para os temas acústicos, “Satisfied Mind” e “Banks of the Ohio” tradicionais norte-americanos e a escolha recai sobre “Satisfied Mind”.
“Satisfied Mind” teve versões de gente tão conceituada como Ella Fitzgerald, Joan Baez, Bob Dylan, Byrds, Jeff Buckley ou os meus eleitos The Walkabouts e é destes a versão seguinte:
De volta a Magdalena Pinto Basto para o texto da contra-capa do EP:
“MAGDALENA Pinto Basto, tem 19 anos. É estudante. Adora o «folk-music». Só por indicação da editora gravou neste seu primeiro disco duas canções «Pop» acompanhada pelo Conjunto «Os Ekos».
Dois géneros de canção diferentes darão ao público a possibilidade de se pronunciar em qual deles apreciam mais esta nova intérprete da etiqueta «AQUILA». Esperemos que o próximo disco possa incluir algumas canções em língua portuguesa, pois estamos certos de que os nossos jovens compositores têm agora mais uma boa intérprete da música actual.”
Segue Magdalena Pinto Basto e a sua modesta interpretação de “Satisfied Mind”.
Magdalena Pinto Basto - Satisfied Mind
Sem comentários:
Enviar um comentário