terça-feira, 23 de junho de 2015

Accolade - Ulysses

Foram necessários 45 anos para descobrir o grupo que então ouvia na rádio, no programa "Em Órbita", e cujos sons se mantiveram durante todos estes anos na minha memória. Até agora não tinha conseguido descobrir o nome do grupo, começava a duvidar se algum dia o conseguiria, e mesmo a duvidar se daquilo que me lembrava era correcto ou não. Podia já só passar de uma fantasia minha. Recordava de um som tipo Folk, predominantemente acústico, pastoril, com uma flauta pelo meio, recordava-me de um tema longo de que desconhecia o nome e o nome do grupo era qualquer coisa que soava a Echolaide e mais nada. Todas as tentativas de os descobrir lograram em nada até que um dia, por mero acaso, descobri alguém no Blog Ié-Ié que tinha tido o mesmo problema, para ele o nome do grupo era qualquer coisa que soava a Ackloid, mas, com mais sorte do que eu, tinha conseguido chegar ao nome real do grupo, eram os Accolade.

Accolade (1969-1971) - elogio, louvor, acolada (cerimónia do abraço e toque com a espada no ombro do jovem ao ser armado cavaleiro, segundo a Infopédia) - foi um grupo inglês de Folk progressivo, de curta duração, que nos deixou 2 LP, respectivamente de 1970 e 1971: "Accolade" e "Accolade 2".



"Accolade" é um álbum suave, calmante, Folk inglês com influências de Jazz, faz lembrar aqui e acolá os Pentangle, os Amazing Bondel ou a Incredible String Band. É neste disco que vou encontrar a faixa que melhor recordava, é a longa canção que dá pelo nome de "Ulysses".



Accolade - Ulysses

Sem comentários:

Enviar um comentário