a memória do elefante
Em 1972 muito provavelmente estaria de acordo com a classificação dos melhores álbuns do ano anterior efectuada pelo jornal "a memória do elefante" no seu nº 7. No entanto, passados estes anos todos, há pelo menos duas situações que merecem logo o meu reparo. Primeira e a mais gritante: onde está o álbum "Blue" de Joni Mitchell? Pura e simplesmente, aquele que é hoje considerado um dos melhores álbuns de sempre da música popular, não aparece. Qual a razão? Ignoro, mas gostava de saber. Segunda situação tem a ver com o Regresso ao Passado de hoje, ou seja o álbum que na dita classificação ocupa o 4º lugar e que eu não hesitaria em colocar dois lugares acima, é "Songs of Love and Hate" de Leonard Cohen.
Se bem que já conhecesse Leonard Cohen dos dois primeiros álbuns através de canções como "Suzanne", "So Long, Marianne", "Hey, That's No Way to Say Goodbye" e "Bird on the Wire" foi o 3º álbum, "Songs of Love and Hate", que me recordo da sua edição e o primeiro que dele adquiri. Tem, por isso, um lugar especial e considero-o um disco com um conjunto de canções intemporais e algumas das melhores que Leonard Cohen escreveu.
"Leonard Cohen é uma personalidade das mais importantes de todo o actual sistema musical anglo-americano.", começava assim o texto publicado no jornal "a memória do elefante" relativo a este álbum.
Deste álbum, a canção que se recorda hoje, "Famous Blue Raincoat", foi considerada a 6ª melhor do ano.
"Gozo imenso duma calma extenuada mas que também é verdadeira e espontânea, FAMOUS BLUE RAINCOAT traduz de forma brilhante a guerra interior de sentimentos que se trava quando nos sentimos atraiçoados no que nos é mais grato."
E agora o melhor é eu ir ouvir o álbum completo que me acompanha há mais de 50 anos!
Leonard Cohen - Famous Blue Raincoat
Sem comentários:
Enviar um comentário