a memória do elefante
"Para uma compreensão do Ritmo" é o nome do texto que se segue nesta passagem que estou a fazer pelo nº 7 do jornal "a memória do elefante" de Janeiro/Fevereiro de 1972.
Texto interessante que para total compreensão requer alguns conhecimentos musicais mas que dá perfeitamente para compreender a pretensão de Pedro Proença, o autor do artigo. Nele se contrapõe as "Pulsações iguais como aparecem na quase totalidade da Pop..." "... onde uma bateria marca constantemente a mesma escusada marcação com eventuais variações do «vira o disco e toca o mesmo»." com exemplos como "...os primeiros andamentos da 5ª sinfonia de Beethoven e do 5º Concerto Brandeburguês de Bach."
Motivo para ficarmos com Johann Sebastian Bach e o 1º movimento "Allegro" do "Brandenburg Concerto No. 5 in D major, BWV 1050" composto por volta de 1721.
Bach - Brandenburg Concerto No 5
Não dá para ouvir. Os play-áudio estão inactivos...
ResponderEliminarInfelizmente parece que a Google desactivou o áudio. Já expus a situação e não obtive resposta. Provavelmente terei a curto prazo de reformular estes meus Regresso ao Passado.
ResponderEliminar