segunda-feira, 8 de maio de 2023

Ian Matthews - Lonely Hunter

 1970-1980 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Ainda no grupo de "náufragos" que Miguel Esteves Cardoso identifica comparando a evolução artística de nomes que no início da década de 70 produziram grandes trabalhos e que eram grandes promessas da música popular e o estado em que se encontravam 10 anos depois.

Em 1970 "Ian Matthews lança "Matthew's Southern Comfort", forma depois uma banda com o mesmo nome, publicando ainda "Second Spring" e "Later that Same Year". No ano seguinte, aparece o justamente famoso "If You Saw Through My Eyes", e ainda o igualmente belo "Tigers Will Survive". Com cinco álbuns de inegável qualidade no espaço de dois anos apenas, Ian Matthews parece ter gasto o seu talento introspectivo invulgar (mas limitado) e nunca mais poderá igualar o padrão imposto de maneira tão marcante."

Ainda num rasgo de genialidade em 1972 Ian Matthews forma os Plainsong e grava mais um excelente trabalho que foi  "In Search of Amelia Earhart" que como o nome indica se baseia na história do desaparecimento de Amelia Earhart, pioneira da aviação dos Estados Unidos.

A partir daí "Perdendo as suas raízes simples e a pureza de concepção de 1970-71, Matthews iria optar por um som mais comercial e cheio (por exemplo "Go For Broke" de 196) que sufocaria a natureza pessoal e delicadamente esquizofrénica que tanto haviam enlevado no início."


https://www.discogs.com/


"Go For Broke" é para alguns o álbum mais fraco da sua longa discografia, há quem pelo contrário o destaque e dele revele canções como  "Lonely Hunter" e "Rhythm of the West".  Segue "Lonely Hunter".



Ian Matthews - Lonely Hunter

Sem comentários:

Enviar um comentário