mundo da canção nº 16 de Março de 1971
Ficaram famosas as listas elaboradas pelo programa de rádio "Em Órbita" com as escolhas musicais do ano que tinha terminado, as melhores canções, os melhores álbuns, a pior canção, a revelação do ano, a desilusão do ano. Apresentadas de uma forma sóbria era lido um pequeno texto alusivo à escolha com a passagem de seguida da respectiva canção. Recordo-me bem da última vez que o programa revelou as suas escolhas, foram relativas ao ano de 1970, e lá estava eu a ouvir o programa com lápis e papel onde anotava as escolhas que eram efectuadas.
A revista "mundo da canção" nº 16 publicada em Março de 1971, no tempo em que as escolhas eram feitas depois do ano acabar e não antes que hoje em dia acontece com a generalidade das listas elaboradas pelas revistas da especialidade, trazia os textos lidos no programa para as quinze melhores gravações. E pasme-se com a qualidade das mesmas, faça-se uma comparação com os tempos actuais e tirem-se as respectivas conclusões.
Torna-se mesmo difícil de fazer a escolha para este Regresso ao Passado, até poque já aqui as disponibilizei todas sob a etiqueta "Em Órbita". Pensando bem fico-me pelo primeiro lugar a bela e para sempre "Bridge Over Troubled Water" do duo Simon and Garfunkel, pois era esta que eu ao ouvir então o programa ansiava que fosse escolhida.
"A melhor gravação de 1970, apaixonada revisão de valores, é o desenterrar solene de um quase perdido sentido de pureza.
Um desenho simples, esboço não acabado, recusa do sentimento subvertido ao desencanto.
Atmosfera de rigor sagrado, memória distante transportada pelo eco dos abismos do tempo, revoar de asas mortas rejuvenescidas no Abrigo do Absoluto.
Reencontro de emoções esquecidas, “Bridge Over Troubled Water”, é a melhor
gravação de 1970."
Simon and Garfunkel - Bridge Over Troubled Water
Não há palavras para descrever a beleza e a qualidade de "Bridge Over Troubled Water", do colossal duo Simon and Garfunkel.
ResponderEliminarSem dúvida, o melhor do melhor...
ResponderEliminar