quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Dalida - Ils Ont Changé ma Chanson

   mundo da canção nº 16 de Março de 1971


É verdade, ao longo dos tempos tem sido sempre assim, umas vezes mais outras menos, aproveita-se um sucesso de vendas, normalmente de um artista bem conhecido, e logo, à boleia, surgem uma série de versões das quais fica a impressão de flagrante oportunismo ficando quase sempre aquém do original.

É disso que trata o artigo "canções em segunda-mão" publicado na revista "mundo da canção" no seu número 16. 

Era assim que genericamente eu pensava até começar a aperceber-me que não era sempre assim e, ao começar a escrever estas linhas, logo me veio à memória as versões que os iniciais Fairport Convention fizeram de temas de Bob Dylan, Joni Mitchell e Leonard Cohen, entre outros. Versões repletas de criatividade a só poderem ser feitas por um grupo de músicos de excepção. Ora aqui está a grande diferença, é a qualidade do original e de quem faz a versão que determina a validade das mesmas e não as razões comerciais que normalmente imperam.




No referido artigo os alvos da crítica iam directos para Dalida "que nunca soube interpretar fosse o que fosse" que se atreveu a cantar "What Have They Done To My Song, Ma?" sucesso de Melanie de 1970 e para portuguesa Mafalda Sofia, nacional-cançonetista de gema e de um tal Diamantino que que se aproveitavam das melhores canções do Festival da Canção da RTP de 1971 para as gravar.

Para ouvir segue "Ils Ont Changé ma Chanson" na voz de Dalida.





Dalida - Ils Ont Changé ma Chanson

2 comentários:

  1. Bela canção, com várias versões.
    A melhor versão é, na minha opinião, a dos fabulosos New Seekers.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem da versão dos New Seekers de que gostava bastante, mas aquela que, no meu gosto, melhor resistiu ao passar dos tempo foi o original pela Melanie...

    ResponderEliminar