domingo, 22 de maio de 2022

Tonicha - Terras de Garcia Lorca

 

Também a multifacetada Tonicha não passou incólume à canção de intervenção que proliferou após os 25 de Abril de 1974. E se nos tinha surpreendido com discos como o EP "4 Canções de Patxi Andion" de 1972, também é verdade que não aquele, a meu ver, o seu tipo de canção predileto. Diria que a canção ligeira, tipo "Menina" com que venceu o Festival da RTP da Canção em 1971, e a música folclórica por exemplo "Canções e Folclore", LP de 1973, se enquadravam melhor no seu perfil musical.

Assim entre trabalhos mais comercias e outros com preocupações qualitativas mais notórias publica em 1975 o LP "Canções de Abril" onde surgem temas novos, alguns com letra de Ary dos Santos, ou ainda uma versão de "Somos Livres" já aqui recordada no original de Ermelinda Duarte. Os arranjos e direcção ficaram entregues a Jorge Palma




"Terras de Garcia Lorca", a faixa que abria este álbum, tinha letra de Ary dos Santos e era uma homenagem a Frederico Garcia Lorca, poeta espanhol assassinado durante a Guerra Civil Espanhola (1936), lembre-se que em 1975 Espanha ainda vivia sob a ditadura franquista.



Tonicha - Terras de Garcia Lorca

Sem comentários:

Enviar um comentário