Começo hoje mais uma série de recordações dedicadas à música popular portuguesa, desta vez centradas no ano de 1975.
Foi um ano fértil em termos musicais. Claro que teremos que contextualizar e lembrar que aquele ano foi também ele fértil em acontecimentos sociais, vivíamos então o prolongamento da revolução do 25 de Abril do ano anterior, a radicalização da sociedade portuguesa era enorme e as forças de esquerda predominavam no país. Um país que viveu esperanças e desilusões de que a música popular fez eco, da mais ligeira à mais elaborada.
De um modo geral as letras eram de pendor social com apelos directos à mobilização popular e combate aos anos obscuros de que o país se livrava, relativamente fracas e as músicas associadas igualmente apelativas, fáceis de ficar no ouvido como convinha. Mas, mesmo assim, encontraremos um pouco de tudo, desde as que ficaram vincadamente marcadas pelos acontecimentos daquele ano, a novas propostas musicais que então agradavelmente despontavam.
Assim, sem qualquer filtro de gosto pessoal, aqui procurarei recordar ou dar a conhecer canções que, boa parte delas, fizeram parte do nosso quotidiano.
https://www.discogs.com/ |
Começo com uma das mais ouvidas, "Somos Livres" na interpretação da Ermelinda Duarte.
Ermelinda Duarte, actriz e cantora, compôs e deu a voz para esta canção que exalta a liberdade conquistada com o 25 de Abril. A canção teve arranjos de José Cid e fazia parte da peça de teatro "Lisboa 72/74".
Julgo que a canção é ainda de 1974, mas a sua popularidade prolongou-se bem
pelo ano de 1975.
Ermelinda Duarte - Somos Livres
Sem comentários:
Enviar um comentário