segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Judy Dyble – Grey October Day

Os Meses do Ano em Canção


Judy Dyble (1949-2020) foi uma cantora inglesa que ficou mais conhecida por ter feito parte da formação inicial dos Fairport Convention e com eles ter gravado o 1º LP do grupo. seguiu-se um duo com Jackie McAuley (ex-Them) de nome Trade Horne com gravação única de 1970, uma pérola de nome "Morning Way", esquecida e recuperada em 2008. Pelo meio ainda nota para a formação Giles, Giles and Fripp, percursores dos King Crimson, de que fez parte.

Depois foi um longo interregno até voltar, já neste milénio, às lides musicais com regularidade de que resultaram felizmente um conjunto de gravações, entre 2004 e 2020, algumas das quais bem reveladores das qualidades vocais e também de composição de uma Judy Dyble entre o Folk e o Prog-Rock a lembrar os King Crimson.

A canção de hoje, "Grey October Day", pertence ao álbum "Talking With Strangers", talvez o seu melhor trabalho, de 2009, que contou com a colaboração de nomes como Ian McDonald, Robert Fripp e Pat Mastelotto (King Crimson), Simon Nicol (Fairport Convention), Jacqui McShee (Pentangle) e Celia Humphris (Trees)


Edição, em CD, norueguesa com a ref:TERMOCD006


Tive a felicidade de a ver em 2017 em Cropredy no 50º aniversário dos Fairport Convention tendo ela participado quer no concerto final juntamente com os Fairport Convention mas também em nome próprio acompanhada pela Band of Perfect Strangers. Ainda uma simpática conversa quando me autografou alguns gravações com os Fairport Convention.

Neste mês de Outubro recordar "Grey October Grey" na voz linda da saudosa Judy Dyble.



Judy Dyble – Grey October Day

Sem comentários:

Enviar um comentário