terça-feira, 19 de outubro de 2021

Aguaviva - Mía Es La Voz

 mundo da canção nº 14 de Janeiro de 1971


Os espanhóis Aguaviva tiveram em Portugal, por parte de sectores mais esclarecidos política e musicalmente, uma calorosa recepção. O texto de Tito Lívio no nº 14 da revista "mundo da canção" assim o atesta.

"Poetas andaluces de ahora" foi o álbum (e a canção) que melhor foi conhecido e que os projectaram por cá. Tanto quanto consegui apurar actuaram no Teatro Villaret a 14 do Outubro de 1970 (já passaram mais de 41 anos!) e segundo Tito Lívio "AGUAVIVA foi um dos mais extraordinários espectáculos de music-hall que viramos por cá". Também passaram pela nossa RTP no programa "Curto-Circuito" (tentativa de continuação do sucesso alcançado pelo programa "Zip-Zip" em 1969 e por onde passaram para além dos Aguaviva nomes como Gal Costa, Barbara, Patxi Andión e Paco Ibanez).

"...a simbiose perfeita entre a palavra e a música..." era neste texto enaltecida considerando que "O grande mérito de AGUAVIVA está na superação dos velhos esquemas espartanos e severos (estafados e pobres) de um Paco Ibanez (em Espanha) ou de um Adriano Correia de Oliveira (entre nós) em que à poesia era atribuído um papel primordial, relegando a música para um segundo plano..."






Do álbum inicial "Cada Vez Más Cerca" (1970) recordo "Mía Es La Voz", texto de León Filipe e música de Manolo Diaz.



Aguaviva - Mía Es La Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário