mundo da canção nº 13 de Dezembro de 1970
Para hoje uma canção da qual não nutro memória mas que no Brasil foi, no ano de 1970, uma canção com o seu devido sucesso. Nesse ano teve lugar o V Festival Internacional da Canção Popular que se realizou no Rio de Janeiro tratando-se de um concurso de músicas brasileiras e estrangeiras, nesse ano o vencedor foi Tony Tornado e Trio Tornado com a canção BR-3 e era esta que era alvo de transcrição da letra na revista "mundo da canção" nº 13 decorria o mês de Dezembro de 1970.
Inspirado musicalmente em James Brown, mas também no visual e presença em palco, Tony Tornado interpretou a canção BR-3 que se referia ao perigo de circulação na estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Rapidamente se fizeram outras leituras como é fácil de deduzir pela letra e pelo período que se vivia no Brasil onde estava instalada uma ditadura militar.
Se em termos musicais a sua discografia foi curta, já no cinema e TV teve um longo percurso, estando presente em telenovelas que foram tão populares com "Roque Santeiro" e "Sinhá Moça", ambas dos anos 80.
Mas o que agora interessa é este "BR-3", a força da música negra brasileira que se impunha apesar de todos os contratempos que existiam.Tony Tornado e Trio Ternura - BR-3
Sem comentários:
Enviar um comentário