quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Toni Hernandez e o seu Conjunto - Oh! Carol

Graças ao blog http://estereopositivo.blogspot.pt foi possível saber algo mais sobre Toni Hernandez e o seu Conjunto o qual já tinha recordado no tema "Só Tu" do 2º EP.

São pois desse blog as citações e mais informações que agora utilizo.

Primeiro, já sabíamos, Toni Hernandez e o seu Conjunto tiveram origem no Porto e foi na zona norte que fizeram carreira. Tiveram o seu início por volta de 1959 e o nome do conjunto "advém da avó dos irmãos Almeida Garrett: Maria Luísa Hernandez".

"Entre 1961 e 1963, surge a formação mais duradoura e mais conhecida do Conjunto Tony Hernandez que tinha João Almeida Garrett, António Almeida Garrett, António Ramalho de Almeida, Luís Barbosa, Ruy Aires aos quais se juntavam Simões da Hora, no piano, e Rogério de Azevedo, guitarra, vindo do Conjunto de Pedro Osório."

Entre as diversas actuações que efectuaram fiquei a saber que actuaram nos bailes de Carnaval de Ovar, onde eu nasci, nos anos de 1961 e 1962:
"É com esta formação que têm as suas principais atuações e onde actuam com Tony de Matos (Festa dos Bombeiros da Aguda – 1961), com Mário Simões (Chaves – 1961), nos Bailes de Carnaval, em Ovar, em 1961 e 1962, participam nas comemorações dos setenta anos de Cole Porter produzida pela RTP, em 27 de Outubro de 1961, com as versões “Begin the Beguine” e “What is this thing called love” e gravam, também para a etiqueta Alvorada, MEP 60397 (1961) Dulcemente | Paseando com Papa | Patatina | Abre-te Sésamo | AEP 60442 (1961) EL Novio | Pitagoras | Pepita | Il Mare Nel Casseto | e iniciam uma digressão pelo Norte de Espanha (Vigo e Orense) em 1962."

Entre 1959 e 1961 gravam 6 EP, sendo que hoje recordamos uma canção do 3º EP "De novo com Toni Hernandez" de 1960. Trata-se da conhecida "Oh! Carol", o êxito de Neil Sedaka dos anos 50.






No que diz respeito à capa descobri existirem pelo menos duas diferentes (uma descobri em www.discogs.com a outra já não me lembro) que utilizavam uma modelo, o que é explicado no blog referido: "Era normal, naquela época, as capas dos discos terem uma fotografia do conjunto. Todavia, só passado algum tempo do lançamento dos EP’s MEP 60338 e 60379 é que o conjunto foi confrontado com existência de diversas capas com essas modelos que desconheciam e cuja utilização foi-lhes completamente alheia."




Toni Hernandez e o seu Conjunto - Oh! Carol

Sem comentários:

Enviar um comentário