terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jefferson Airplane - White Rabbit

Foi há 50 anos! Cá estamos de volta ao ano de 1967.

Se ontem referimos os primeiros discos de novos grupos a surgir nesse fantástico ano, agora é a vez de olharmos para os outros, ou seja, os repetentes e espantar com a lista.
Eis alguns:
The Beatles - Sgt Pepper Lonely Heart Club Band
The Beach Boys - Smiley Smile
The Kinks - Something Else by the Kinks
Buffalo Springfield - Buffalo Springfield Again
Country Joe and the Fish - Electric Music For The Mind And Body
Peter, Paul & Mary - Album 1700
Tim Buckley - Hello and Goodbye
Donovan - A Gift from a Flower to a Garden
The Byrds - Younger Than Yesterday
Incredible String Band - The 5000 Spirits of the Layers of the Onion
The Rolling Stones - Their Satanic Majesties Request
The Who - The Who Sell Out
Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow
Etc., etc.

Pois é, musicalmente o ano de 1967 é como a cartola de um mágico, só surpresas, umas atrás das outras, qual a melhor?! A surpresa escolhida vai para os Jefferson Airplane que já aqui recordámos várias vezes.



“Surrealistic Pillow” era o segundo álbum do grupo e é um dos mais marcantes do ano e do movimento psicadélico em desenvolvimento na West Coast. Desta almofada surrealista, com muitas insónias e alucinações pelo meio, despertaram sonoridades inéditas que marcaram o surgimento do Rock Psicadélico da Califórnia de que os Jefferson Airplane são uma das melhores referências.
Do West a voz feminina que então mais apreciei foi, a par de Janis Joplin, claro!, a da então recém-chegada Grace Slick aos Jefferson Airplane. Inspirada no mundo imaginário de "Alice no País das Maravilhas”, da cartola do chapeleiro louco, saiu “White Rabbit”. Escrita, com certeza, com quantidades generosas de LSD, “White Rabbit” é um tema incontornável dos Jefferson Airplane, do ano de 1967 e da estética psicadélica que então despontava.
É a potente voz grave de Grace Slick que podemos agora recordar em “White Rabbit".



Jefferson Airplane - White Rabbit

2 comentários:

  1. É por isso que o Miguel Esteves Cardoso escreveu, em tempos, que a boa música anglo-americano é como um U invertido, que tem o seu início em 1962, no arranque duma das hastes e acaba no final da outra haste em 1972, atingindo o seu auge a meio deste intervalo - 1967.
    A. Cândido

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esta analogia relativamente aos anos 1962-1972. O MEC utiliza uma analogia semelhante, agora com o U direito relativamente à década de 70 onde o ano de 1975 "atinge a fossa mais profunda e pestilenta".
    Grato pelo seu comentário.

    ResponderEliminar