terça-feira, 28 de novembro de 2017

Conjunto de Hélder Reis - La Più Bella Del Mondo-My Fair Lady

Os anos 60 assistiram, principalmente na Grã-Bretanha e Estados Unidos da América e em Portugal também, a uma proliferação de conjuntos Pop-Rock.
"Durante essa década, os novos estilos da música pop e os estilos de vida da juventude estimularam a formação de conjuntos." lê-se na "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX".
Conjunto, palavra muito utilizada para a designação das mais variadas formações musicais que muitas vezes tomava a designação do elemento mais destacado.
Na década anterior já assim era, embora musicalmente bem distintas, no género musical, no tipo de instrumentos e na quase ausência de electrificação, dos seus sucedâneas nos anos 60.
Continuando com a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX":
"A prática do arranjo, fundamental no processo de constituição de repertórios, tornou-se um elemento distintivo e valorizador dos conjuntos, contribuindo para a disseminação de um vasto repertório de versões individualizadas de êxitos internacionais, de melodias de carácter popular, do fado e da música de matriz rural, muitas das quais em versões instrumentais. O arranjo musical e o estilo interpretativo contribuíram para a formação da identidade dos conjuntos, valorizando igualmente a figura do arranjador ou director, cujo nome serviu popularmente para as suas designações. Até à década de 60 destacaram-se os conjuntos de Tony Amaral, Mário Simões, Hélder Martins, Fernando Albuquerque, Fernando de Carvalho, Shegundo Galarza e Jorge Machado."

De alguns já aqui fiz eco, hoje vai mais um para o Conjunto de Hélder Reis.
Pianista e acordeonista, Hélder Reis integrou nos anos 50 o Conjunto de Mário Simões e é este conjunto que, com a partida de Mário Simões para Moçambique, toma a designação de Hélder Reis.




Alguns EP foram gravados nomeadamente a acompanhar Jaime Nascimento (1920 -2015) que já tivemos oportunidade de recordar.
Do EP "É Maluco e É Barato" (1958) escolhi o tema final "La Più Bella Del Mondo-My Fair Lady".
"La Più Bella Del Mondo" uma canção de Marino Marini a evoluir para o tema do filme "My Fair Lady".




Conjunto de Helder Reis - La Più Bella Del Mondo-My Fair Lady

Sem comentários:

Enviar um comentário