sábado, 10 de janeiro de 2026

David Byrne - Everybody Laughs

Algumas memórias de 2025

Para hoje uma das melhores memórias que 2025 deixou: o último álbum de David Byrne.

David Byrne pertence à primeira geração pós anos 60 tendo-se revelado à frente de uma das melhores bandas de então, os Talking Heads (1975-1991). A solo estreou-se ainda nos 80 e assim continua até aos nossos dias com uma muito interessante discografia.

Agora, já com 73 anos, publica "Who Is the Sky?" acompanhado pela Ghost Train Orchestra e é um dos discos que mais tenho ouvido desde que foi editado em Setembro passado. "Who Is the Sky?" sobressai no actual panorama musical onde as novidades, pelo menos para mim, não têm trazido nada de muito cativante, apresentando uma vivacidade digna de realce com canções que se gosta logo à primeira audição.

https://www.discogs.com/

Num disco muito equilibrado "Everybody Laughs"  e "What Is the Reason for It?" entraram imediatamente na minha cabeça e, por vezes, dou-me a cantarolá-las como nos bons velhos tempos de juventude quando as boas novidades eram frequentes e isso é um grande elogio para "Who Is the Sky?"

Num tempo em que não me identifico com a maior parte dos álbuns que aparecem nas diferentes listas como os melhores do ano, fico com este "Who Is the Sky?" como o trabalho de 2025 que me deu mais prazer continuando assim a lista daqueles que o tenho vindo a considerar, lembrando:

2016 - PJ Harvey - "The Hope Six Demolition Project"
2017 - Laura Marling - "Semper Femina"
2018 - Lucy Dacus - "Historian"
2019 - Angel Olsen - "All Mirrors"
2020 - Adrianne Lenker -  "Songs and Instrumentals"
2021 - Katherine Priddy - "The Eternal Rocks Beneath"
2022 - The Unthanks - "Sorrows Away"
2023 - Lankum - False Lankum
2024 - Katherine Priddy - The Pendulum Swing

David Byrne - Everybody Laughs

Sem comentários:

Enviar um comentário