sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Gentle Giant - Wreck

   a memória do elefante


Já o devo ter dito, mas repito: os Gentle Giant estavam nos longínquos anos da minha adolescência no topo das minhas preferências no que diz respeito a grupos do chamado Rock Progressivo, género musical a viver então o seu auge. Outros havia, claro, que eu bem apreciava, como por exemplo os Jethro Tull, os Yes ou os inevitáveis King Crimson, mas os Gentle Giant encontravam-se num cantinho bem especial talvez por serem de todos os que apresentavam uma música menos comercial e mais original. Em particular nos primeiros quatro álbuns, editados de 1970 a 1972, que foram os mais inventivos. os mais genuínos de todos os publicados ao longo da década até ao fim do grupo em 1980.

"Acquiring the Taste" de 1971 foi o 2º trabalho dos Gentle Giant, e foi aquele onde levaram mais longe as pretensões experimentais que evidenciavam. Eles tinham noção disso e escreviam na capa do LP:

"It is our goal to expand the frontiers of contemporary popular music at the risk of being very unpopular. We have recorded each composition with the one thought – that it should be unique, adventurous and fascinating. It has taken every shred of our combined musical and technical knowledge to achieve this. From the outset we have abandoned all preconceived thoughts of blatant commercialism. Instead we hope to give you something far more substantial and fulfilling. All you need to do is sit back, and acquire the taste."


Edição Vertigo em vinil com a ref: 6360041

"Acquiring the Taste", álbum por cá pouco divulgado como aliás a generalidade do discografia dos Gentle Giant, não passou despercebido ao jornal "a memória do elefante" que no seu nº 7 de Janeiro/Fevereiro de 1972 o elege para o 12º álbum do ano anterior selecionando a canção "Wreck" para o 20º melhor tema do ano.





Gentle Giant - Wreck

Sem comentários:

Enviar um comentário