quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

The Doors - The Celebration of the Lizard

a memória do elefante


Dois intérpretes de excepção reuniam as minhas preferências no início dos anos 70, eram Jim Morrison e Tim Buckley. Por ventura os dois maiores cantores que o Rock produziu, os dois com destinos trágicos, Tim Buckley faleceu em 1975 e Jim Morrison em 1971, ambos de overdose de heroína.

É no nº 6 do jornal "a memória do elefante" do final de 1971 que consta o artigo sobre The Doors e Jim Morrison entretanto desaparecido. Provavelmente o primeiro artigo que li sobre o grupo após o falecimento de Jim Morrison e li-o com a devida atenção que os sublinhados no texto assim o confirmam.





Para recordar The Doors e o seu líder Jim Morrison proponho a audição de "The Celebration of the Lizard", tema longo e expressão maior da música deste saudoso grupo, suite composta pelos seguintes temas: "Lions in the Street", "Wake Up", "A Little Game", The Hill Dwellers", "Not to Touch the Earth", "Names of the Kingdom" e "The Palace of Exile".

Sobre ele dizia Octávio A. F. Silva e sublinhado meu: "CELEBRATION OF THE LIZARD é o percorrer de imagens surpreendentes a cada tempo de sugestões mais ricas. E uma aventura empolgante em que cada um dos «Doors» se excede e excede tudo o que havia sido feito."

Na discografia original "The Celebration of the Lizard" foi pensado durante as gravações do álbum "Waiting For The Sun" (1968) mas iria surgir somente no álbum ao vivo "Absolutely Live" de 1970, ainda hoje um dos melhores discos ao vivo que conheço.



The Doors - The Celebration of the Lizard

Sem comentários:

Enviar um comentário