mundo da canção
A atenção de o "mundo da canção" à música portuguesa está patente em alguns artigos de mais este nº 17 de Abril de 1971.
Começa com uma entrevista a Carlos Cruz, então com grande protagonismo na televisão e rádio face ao sucesso que o programa "Zip-Zip" tinha tido em 1969. Seguiu-se a criação da editora "Zip" e o programa da Rádio Renascença "Tempo Zip" (1970 a 1972).
Continua com "Casos" onde se põe a nu o nacional-conçonetismo aqui nos artistas Mafalda Sofia a interpretar "Cavalo à Solta", a Lenita Gentil e o seu apreço por José Afonso e Luís Cília e, finalmente, Paco Bandeira na altura muito popular com "A Minha Cidade" que se considerava "completamente ridículo" e "perfeitamente desactualizado de qualquer padrão de música ligeira".
Para, por fim, chegarmos ao melhor e o melhor encontrava-se no projecto Family Fair centrado em Nuno Rodrigues e a cantora Daphne. Sob o título "Family Fair Uma experiência positiva e honesta" referia-se a proximidade sonora a grupos do melhor Folk-Rock então praticado como Fairport Convention, Pentangle, Fotheringay e Matthews Southern Comfort.
Era ainda reproduzida a letra de "Soldier", um tema onde era criada "uma atmosfera estranha, exótica..." onde "A voz de Daphne aparece aqui dotada de uma transparência e espiritualidade serenas servindo muitas vezes de contraponto músico-instrumental ..."
Family Fair - Soldier
Sem comentários:
Enviar um comentário