terça-feira, 8 de novembro de 2022

McDonald and Giles - Suite In C

 O Rock Progressivo nos anos 70


Os King Crimson foram uma das bandas mais bem conseguidas do Rock Progressivo, com alguns interregnos ainda existem sob a batuta do seu líder, o guitarrista Robert Fripp, o único que se mantem desde o princípio em 1968. Da formação actual destaca-se ainda Mel Collins regressado depois de ter integrado o grupo de 1970 a 1972 e, para além do já histórico Tony Levin, a presença de três (!!) bateristas.

Muitos outros músicos de relevo passaram pelos King Crimson, lembro-me de Greg Lake, John Wetton, Bill Bruford, Adrian Belew, e os originais Michael Giles e Ian McDonald. E cheguei aos dois nomes que pretendia, ou seja estes dois últimos que pertenceram à formação inicial dos King Crimson tendo ambos saído no ano de 1969.

Michael Giles, baterista e Ian McDonald (1946-2002), teclados e sopros mantiveram-se juntos para a realização de um único álbum, "McDonald and Giles", publicado em 1970.


https://www.discogs.com/


Sem dúvida um bom disco que devia ter tido melhor recepção assim como continuidade. Soa a King Crimson por todos os lados, é verdade, mas não faziam eles parte dos King Crimson? O duo privilegiou uma faceta mais calma que, para meu gosto, o torna ainda hoje muito agradável de se ouvir. Começava com o tema longo "Suite In C" que fica como sugestão de audição.



McDonald and Giles - Suite In C

Sem comentários:

Enviar um comentário