O Rock Progressivo nos anos 70
Mais um grupo da área do Rock Progressivo que surgiu no ano de 1970 e que gravou de imediato o seu disco de estreia, quem se lembra dos Curved Air?
Sim os grupos de Rock pululavam no final dos anos 60, início da década de 70, em particular aqueles que procuravam explorar novos caminhos para a evolução que o Rock operava desde o surgimentos dos The Beatles. Curved Air era um desses grupos.
Já não era o Rock simples, pró Pop, de êxito fácil, os novos grupos sondavam novos desafios introduzindo instrumentos até então desconhecidos no âmbito das formações tradicionais do Pop-Rock. Era o caso dos Curved Air que, para além dos sintetizadores que então começaram a vulgarizarem-se, electrificaram o violino e passaram-no a usar, via Darryl Way, como instrumento central em muitas das suas composições. E depois tínhamos a voz única e límpida de Sonja Kristina, que eu gostava particularmente, que estabelecia uma ligação periclitante com o virtuosismo musical dos restantes elementos dos Curved Air.
O álbum de estreia, surgiu logo em 1970 designou-se "Airconditioning" e por ele já passei por duas vezes. Não foi o melhor disco do grupo, esse continua a ser "Phantasmagoria" (1972) mas trazia algo de novo ao Rock então tão apelativo.
Desta vez fica para ouvir "Hide And Seek", uma sonoridade original rapidamente
copiada por muitos outros grupos.
Curved Air – Hide And Seek
Sem comentários:
Enviar um comentário