segunda-feira, 3 de julho de 2017

José Afonso - No Vale de Fuenteovejuna

mundo da canção nº 4

A década de 60 foi marcante na evolução musical de José Afonso, ouça-se "Balada de Outono" de 1960 e "Contos Velhos, Rumos Novos" de 1969 e dê-se conta das diferenças. Uma década atribulada para a sociedade em geral e para José Afonso em particular.
De acordo com a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", em  Março de 1961 defendeu tese de licenciatura intitulada "Implicações substancialistas na filosofia sartriana",  em 1964 casa-se pela segunda vez, vai dar aulas para Moçambique. De regresso dá aulas no Liceu de Setúbal sendo entretanto perseguido politicamente, acaba por ser, em 1967, exonerado "por conveniência de serviço". Dá explicações.
É no final da década que se dá sua maior viragem musical: "Em 1969, na procura de uma estética renovada, realizou recolha de música tradicional, em Malpica do Tejo, na Beira Baixa, que trabalhou no fonograma Contos Velhos, Rumos Novos (1969), com o qual pretendeu demarcar-se definitivamente da tradição coimbrã."





José Afonso, figura maior na história da música popular portuguesa, era então presença obrigatória na revista "mundo da canção". Neste nº 4 mais uma transcrição de uma letra de uma canção, "No Vale de Fuenteovejuna", segundo versão de Natália Correia de um poema do dramaturgo e poeta espanhol Lope de Vega do Século XVI, XVII.




José Afonso - No Vale de Fuenteovejuna

Sem comentários:

Enviar um comentário