A Revolução antes da Revolução
"A Revolução antes da Revolução" é o título do livro, que acabei de comprar, escrito por Luís de Freitas Branco. trineto do compositor com o mesmo nome e que nos dá a conhecer musicalmente, mês a mês, o ano de 1971. Lê-se na cinta da capa do livro:
"Antes da revolução política, uma revolução cultural antecipou o fim da ditadura. O regime estava por um fio e o sopro inspirado da música popular portuguesa foi a banda sonora para transformações decisivas. 1971 foi o ano do golpe musical, com protagonismo de José Mário Branco, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira e Carlos Paredes, mas também de Duo Ouro Negro, Tonicha, Amália Rodrigues ou Marco Paulo; o ano do primeiro Cascais Jazz e do emblemático Festival de Vilar de Mouros; o ano que deu à música portuguesa e ao movimento dos capitães a canção-senha «Grândola, Vila Morena»."
Não estarei totalmente de acordo com os identificados protagonistas do "golpe musical" de 1971, mas só após a leitura do livro é que poderei confirmar se mantenho este desacordo.
Recorde-se "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" do álbum com o mesmo nome de José Mário Branco, era "A Revolução antes da Revolução".
José Mário Branco - Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades
Sem comentários:
Enviar um comentário