mundo da canção
O Rock Progressivo foi das manifestações mais interessantes que a música popular conheceu nos idos anos 60 e 70. Surgido no final da década de 60 onde se destacaram grupos como The Nice, King Crimson, Traffic, Pink Floyd, Jethro Tull e onde davam os primeiros passos os Yes, Van Der Graaf Generator, Renaissance e os Genesis. Caracterizaram-se genericamente por abandonar o estilo de composição tradicional de canções de três minutos para dar azo a desenvolvimentos mais arrojados e prolongados onde se podiam notar, muitas vezes, influências da música Clássica.
Outros ficaram pelo caminho e não tiveram a categoria, ou ocasião, para ficarem com lugar de relevo na história da música dita popular. Estou a lembrar-me, por exemplo, dos Beggars Opera.
Os Beggars Opera eram originários da Escócia e tiveram uma notoriedade curta, lembro-me deles do início dos anos 70 e depois desapareceram.
"a tu atenção para" era o título do texto publicado em Abril de 1971 no nº 17 da revista "mundo da canção" e que era referente aos Beggars Opera sem nunca referir o nome do grupo. A referência aos nomes do dos elementos do grupo e ao tema "Poet and Peasant" permite identificá-los.
Chamava-se a atenção de
"os novos caminhos que a música nova vai percorrendo" e de
"Uma música que vai beber a várias fontes". Referiam-se aos Beggars
Opera que no tema "Poet and Peasant" faziam o arranjo de uma composição de uma
opereta do século XIX do compositor austríaco Franz von Suppè.
Beggars Opera - Poet and Peasant
Sem comentários:
Enviar um comentário