DISCO MÚSICA & MODA, nº 10 de 15 de Junho de 1971
Para hoje uma página inteira do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" dedicada aos Led Zeppelin, era o nº 10 e estávamos em Junho de 1971.
Este artigo atesta aquilo que eu penso sobre a crítica musical daqueles tempos. Independentemente de se concordar ou não com a análise feita, o que é certo é que havia sentido crítico, ou seja havia opiniões bem diferenciadas mesmo sobre o que era comprovadamente bom. Não havia uma aceitação passiva o que nos obrigava a pensar e a formar a nossa própria opinião.
De 1969 a 1971 os Led Zeppelin publicaram 4 álbuns que são os mais característicos da sonoridade por eles criada. Infelizmente, para meu gosto foram perdendo alguma da influência dos Blues que então manifestavam e evoluindo para um som mais Hard-Rock, por vezes mesmo Heavy Metal.
O primeiro álbum, "Led Zeppelin" (1969), mostrava uma mistura interessante de Blues, Rock Psicadélico e Hard-Rock e continha canções, que se tornaram clássicos do grupo como "Dazed and Confused" e "Good Time Bad Times". Em "Led Zeppelin II", ainda do mesmo ano, o som torna-se mais pesado e agressivo mas produz uma canção inesquecível e que foi um grande sucesso, "Whole Lotta Love"
Em 1970 é publicado "Led Zeppelin III" um dos meus preferidos com novas abordagens musicais, do Folk-Rock de "Gallows Pole" e "Tangerine" ao Blues-Rock de "Since I've Been Loving You".
"Led Zeppelin IV" surgiria em finais de 1971, depois deste artigo publicado em "DISCO MÚSICA & MODA".
Recuo ao primeiro álbum para recordar "Dazed and Confused".
Led Zeppelin - Dazed and Confused