quinta-feira, 7 de maio de 2015

Blitz Nº 27 de 7 de Maio de 1985

Jornal "Blitz"

Faz agora 30 anos o nº 27 do jornal Blitz. E o que é que nos trazia este número?
Na capa tínhamos The Smiths, talvez o melhor grupo Pop (Indie-Pop) dos anos 80.


- Nas pequenas notícias das páginas 2 e 3 é anunciada a vinda a Lisboa de Caetano Veloso e de Joe Cocker a Cascais; é ainda noticiada a saída do primeiro álbum, pós "Por Este Rio Acima" de Fausto, era "O Despertar dos Alquimistas".
- Página 4 toda ocupada com Tom Verlaine sob o título "A Eterna Procura da Diferença"
- Página 5 dedicada aos The Smiths, o conjunto "...que abriu uma porta de saída para um impasse em que a música britânica parecia estar a cair".
- Na página 6 António Sérgio assina um artigo sobre The Cult sob o título "A Última das Rock-bands?"
- Página 7 totalmente ocupada com anúncio ao sintetizador Cosmosynthesizer com tecnologia Casio com 2 modelos aos preços de 109000$00 e 148000$00 (respectivamente cerca de 520 e 750 €).
- Páginas centrais dedicadas ao 2º Concurso Música Moderna do RRV, "A Final, Finalmente" tendo a vitória sido para os THC.
- Página 10 para a rúbrica "Busca no Sotão" onde a propósito de um mini-LP de uns tais Honeydrippers (Jimmy Page, Robert Plant e Jeff Beck), Luís Pinheiro de Almeida recorda o percurso e discografia daqueles três músicos.
- Página 11 e os estafados "Pregões e Declarações" dos leitores.
- Página 12 aberta ao ZX SPECTRUM (lembram-se) e um programa simulador, o "Rally Driver".
- Página 13 pequenos textos sobre o Clip "Big In Japan" de uns Alphaville então muito populares e uma viagem pela discoteca Bananas em Alcântara-Mar então muito In.
- Página 14 com os discos editados na semana anterior em Portugal e o panorama é confrangedor, nos Singles o destaque ia para "We Are The World", nos LP era reeditado "Deep Purple With The Royal Philarmonic e Manfred Mann editava o disco ao vivo "Budapest".
- Página 15 as habituais classificações dos discos mais vendidos. O panorama não era famoso, em Portugal em Singles e LP o primeiro lugar ia para os abomináveis Scorpions. Nos EUA logicamente o primeiro lugar ia para "We Are The World", assim com em Inlgaterra. Mas na lista Independente de Inglaterra podíamos ver Cocteau Twins, The Smiths, James, New Order, Jesus and Mary Chain, aqui a música era outra.
- Página 16 vai para Ricardo Camacho "Instrumento: Estúdio". Ricardo Camacho produtor à data tinha produzido os discos "Independança" dos GNR, "Alhur" da Né Ladeiras e "A Um Deus Desconhecido" dos Sétima Legião, grupo que viria a integrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário