domingo, 1 de outubro de 2023

Van der Graaf Generator - A Plague of Lighthouse Keepers

  O Rock Progressivo nos anos 70


E agora as duas últimas longas composições do Rock Progressivo, as minhas preferidas e que julgo serem do melhor e mais representativas do nível que este género musical alcançou no início dos anos 70. Não serão muito conhecidas dada a duração que cada uma tem, mas a de hoje é-o muito mais, é um tesouro bem guardado mas que urge ser descoberto. Não só este tema mas toda discografia do grupo, estou a falar dos Van der Graaf Generator e a composição é "A Plague of Lighthouse Keepers".



Os Van der Graaf Generator são um grupo de Rock inglês formado na segunda metade dos anos 60, com diversas formações ao longo dos anos sendo aquela que melhor resultados produziu a formada por Peter Hammill (guitarra, teclados e voz), Hugh Banton (teclados), Guy Evans (bateria) e David Jackson (saxofone e flauta).

É desta formação o disco hoje em causa, "Pawn Hearts", editado em 1972 e para mim o melhor álbum daquele ano. O álbum é uma obra-prima e nele consta, a ocupar todo o labo B do disco em vinil por mais de 23 minutos, a faixa "A Plague of Lighthouse Keepers" , a história de um faroleiro e o difícil equilíbrio em lidar com situações onde a morte de pessoas acontece sem lhes poder prestar a devida ajuda.





Van der Graaf Generator - A Plague of Lighthouse Keepers

2 comentários:

  1. Genial ponto. A História não lhes faz justiça.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Não fez à época e não parece que seja feita nos dias actuais...

    ResponderEliminar