segunda-feira, 4 de junho de 2018

The Beatles - The Fool on the Hill

A Flauta no Rock

É sensivelmente a partir de 1965 que a música dos The Beatles começa a ganhar novos contornos, não só a nível da composição como no que diz respeito aos arranjos. De alguma simplicidade inicial baseada fundamentalmente em guitarras e percussão, novos elementos vão ser adicionados tornando-os mais inovadores e dando uma maior riqueza às suas composições. Os álbuns começam a ser compostos exclusivamente por originais.

No que diz respeito à flauta ela pode ser ouvida pela primeira vez, julgo, no álbum "Help!" (1965) na composição "You've Got To Hide Your Love Away" com um pequeno e bonito apontamento no final da canção. Mas vamos para o ano de 1967.
Este é o ano de "Sgt. Pepper's..." e de "Magical Mystery Tour". No ano em que The Beatles mostraram uma riqueza musical invulgar, a flauta apareceu em diversas canções. Que me lembre, em "Strawberry Fields Forever" logo no início do ano (na realidade tratava-se do mellotron a soar a flauta) e também em "Penny Lane", mas aquela que me veio de imediato à memória quando pensei numa canção dos The Beatles que contivesse flauta foi "The Fool on the Hill".


Edição portuguesa em CD de 2018 referência 00600753817308




"The Fool on the Hill" fazia parte do duplo EP "Magical Mystery Tour" na edição inglesa, já nos Estados Unidos surgia no LP com o mesmo nome.  "The Fool on the Hill" um bom símbolo do período psicadélico dos The Beatles, ei-la.




The Beatles - The Fool on the Hill

Sem comentários:

Enviar um comentário