terça-feira, 12 de junho de 2018

The Beach Boys - That's Why God Made The Radio

Estávamos em 2012 quando escrevi este pequeno texto em jeito de escolhas do ano.

O ano de 2012 não trouxe, que eu tivesse conhecimento - a não ser a confirmação do renascer do folk britânico - nenhum novo movimento musical daqueles que regularmente ocorrem em busca de um refrescamento das sonoridades pop mais modernas. Poderei mesmo dizer que o ano de 2012 foi muito marcado pelos anos 60, ou melhor, os anos 60 continuaram, e bem, a destacar-se na produção do ano. Se não vejamos alguns exemplos:

Leonard Cohen regressou com “Old Ideas”. Continua bem e recomenda-se, se nunca fez um álbum menor, porque é que o havia de fazer agora?

Van Morrison ancorou definitivamente no Blues que tanto o influenciaram no início da sua carreira, já lá vão quase 50 anos. “Born To Sing: No Plan B” foi bem recebido pela crítica e por mim que fui sempre fã.

Neil Young continua hiper produtivo, quer na recuperação dos seus arquivos quer em originais, e no ano de 2012 brinda-nos com mais 2 álbuns: “Americana”, temas tradicionais com sonoridade rock, a dividir opiniões, e “Psychedelic Pill”, duplo CD com apenas 9 temas! “Psychedelic Pill” (35º álbum de estúdio!) é o regresso de Neil Young e dos seus velhos amigos dos Crazy Horse ao bom velho Rock. Neil Young, actualmente com 67 anos, dizia no ano passado que começava a ficar cansado depois de um concerto, pudera! Ouça-se “Driftin' Back” 27m e 36s e percebe-se porquê.

Richard Thompson não pára, desta vez num conjunto de canções dedicadas ao extraordinário baixista Danny Thompson que o tem acompanhado regularmente ao longo de muitos anos. “Cabaret of Souls” assim se chama o novo álbum de Richard Thompson.

Bob Dylan, definitivamente rejuvenescido neste milénio apresenta-nos, aos 71 anos, mais um óptimo trabalho: “Tempest”, sem dúvida um dos melhores álbuns do ano. Bem melhor do que no último quartel do século passado.

John Cale, aos 70 anos continua a reinventar o Pop-Rock, agora numa vertente mais electrónica, “Shifty Adventures in Nookie Wood” aí está a prová-lo.

Finalmente, Brian Wilson, também com 70 anos. Ressurgido neste milénio com o mítico “Smile” (álbum inacabado dos anos 60), recupera, em 2012, os seus The Beach Boys e aí está um álbum para comemorar os 50 anos dos ditos.


https://www.npr.org/


O álbum dá pelo nome de “That's Why God Made the Radio” e, não sendo propriamente uma obra-prima, não deixa de causar inveja a muitas jovens bandas incapazes de produzir sonoridades tão refrescantes.
Agora é pôr a imaginação a funcionar: Verão, praia, surf, toalha, rádio transístor e ouvir “That's Why God Made the Radio”, são The Beach Boys de 2012.




The Beach Boys - That's Why God Made The Radio


PS: E claro o vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário