terça-feira, 19 de junho de 2018

Luís Cília - Meu País

A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974

Luís Cília é um dos cantautores portugueses anteriores ao 25 de Abril de 1974 que me é particularmente querido. Gosto da obra dele, quer a anterior, quer a posterior à revolução.
Para hoje o interesse vai para o seu início.
Nasceu em Angola em 1943, no início dos anos 60 encontra-se já em Lisboa onde conhece o poeta Daniel Filipe (1925-1964), através dele trava conhecimento com a música de George Brassens e Leo Ferré. Caminho diferente, portanto, dos percorridos por José Afonso e Adriano Correia de Oliveira que tiveram como influência maior o fado de Coimbra.

Em 1964 radica-se em Paris.
"Para evitar a Guerra Colonial, fixou-se em Paris (1964), onde começou a actuar em bares, tendo travado conhecimento com a cantora Colette Magny, o que lhe proporcionou a integração no meio musical parisiense e a edição do seu primeiro fonograma na Le Chant du Monde (1964), editora francesa na época conotada politicamente com a esquerda.", em "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX". É portanto o primeiro cantor português a gravar no exílio.


http://www.luiscilia.com

Ainda em 1964 vê editado em França " Portugal-Angola Chants de Lutte" o qual terá reedição melhorada, em França em 1973 e em Portugal em 1974, com o nome de "Meu País". Alguns dos poetas musicados por Luís Cília neste disco são: Daniel Filipe, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira e Rui Namorado.

Escolho "Meu País", com letra de Daniel Filipe. Não tendo conseguido o original de 1964, segue a versão de 1973.




Luís Cília - Meu País

Sem comentários:

Enviar um comentário