quinta-feira, 14 de junho de 2018

June Tabor – Lassie Lie Near Me

Este blog tem estado centrado sobretudo na música dos anos 60 e 70. Por vezes tenho que fazer um intervalo e saltar algumas décadas para não deixar passar outras músicas que independentemente da data fazem parte do meu imaginário. Tenho pois que ir abrindo excepções para não deixar passar discos que merecem uma absoluta referência. O salto hoje vai para o ano de 2013.

Neste ano não posso deixar de destacar um dos melhores discos que nesse ano me foi dado ouvir: “Quercus” de June Tabor/Iain Ballamy/Huw Warren, respectivamente voz, saxofones e piano.


Edição alemã da ECM, em CD, com referências: ECM 2276; 372 4555

É um disco da editora alemã ECM, especialista em música Jazz, e é a abertura do catálogo da editora a músicas oriundas de outras paragens. Entre originais e temas tradicionais assim se desenvolvem mais de 50 minutos de uma beleza rara. June Tabor, tinha então 67 anos, e é para mim a cantora Folk inglesa viva mais importante da actualidade. Com incursões pontuais por outras sonoridades, que não a música tradicional, como o Rock ou o Jazz, realiza, com os músicos de Jazz Iain Ballamy e Huw Warren, “Quercos”.
Diz a “amazon”: “’Quercos’ significa 'carvalho' em latim e as raízes desta árvore cavam fundo na música popular britânica, enquanto folhas e galhos alcançam níveis superiores para abraçar um jazz inspirado de improvisação lírica.” É verdade!
O crítico João Lisboa no balanço dos melhores discos de 2013 coloca “Quercos” entre os dez melhores e afirma “…June Tabor integrada nos Quercos abriu mais uma janela por onde a tradição, coabitando com o jazz contemporâneo respira ar fresco…”.

A música é calma, mas simultaneamente enérgica e profundamente comovente, para ouvir em silêncio absoluto, sem a respiração se ouvir.
“Quercos” foi dos álbuns que mais ouvi em 2013, segue o tradicional “Lassie Lie Near Me”, o tema de abertura do disco.




June Tabor – Lassie Lie Near Me

Sem comentários:

Enviar um comentário