sexta-feira, 8 de junho de 2018

Antony and the Johnsons - One Dove

A propósito da passagem de Antony and the Johnsons pelo Coliseu do Porto em 18 de Maio de 2009.


Antony esteve em Portugal pela terceira vez.

Em 2003, esta figura andrógina de voz angelical, era referência secundária e acompanhava Lou Reed no concerto que este deu em Coimbra, no Jardim da Sereia.
Passou o concerto relativamente despercebido, respondia a uma ou outra provocação desafiando quem o fazia a subir ao palco. Mas acaba por espantar meio mundo quando no encore canta a solo “Candy Says” de Lou Reed do longínquo tempo dos The Velvet Underground.

A 29 de Maio de 2005 regresso, agora como figura principal, com os seus Johnsons e na Casa da Música encanta outro meio mundo. Algo inibido pede desculpa ao público pelas suas músicas serem tão tristes.

18 de Maio de 2009 regressa de novo, agora para o Coliseu e para a apoteose que se adivinhava. Com lotação esgotada há muito tempo e um público predisposto à rendição total, Antony, completamente desinibido, trava frequentes diálogos com o público.

“Please don’t say the names of my songs. You are getting me uncomfortable”
"MARRY ME!"
"You don't wanna marry me, i'm an useless cook."
“Thousands kisses for you” 

Quanto à música (Antony ao piano acompanhado por violoncelo, 2 violinos, oboé, baixo e bateria) essa foi sublime e é com certeza o concerto do ano. Com uma voz frágil e um ligeiro tremolo, que provoca arrepios na espinha, repetidas vezes levou o Coliseu a níveis emotivos pouco comuns.



         (“You are my sister”  no Coliseu do Porto a 18 de Maio de 2009)



CD de 2009, referência RTRADCD443 da Rough Trade



Para pura audição segue, porque o futuro da música popular passa por aqui, “One Dove” do 3ºálbum de Antony.




Antony and the Johnsons - One Dove

Sem comentários:

Enviar um comentário