quinta-feira, 21 de junho de 2018

António Macedo - O Casamento da Menina Manuela

A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974

Quanto eu gostava de ouvir "O Casamento da Menina Manuela"! Estávamos em 1972 e a música popular portuguesa brotava criatividade por todos os poros. Ouvia-a, enquanto estudava e antes do jantar, no programa da Rádio Renascença "Página Um" ao final da tarde, entre as 19h30m e as 20h30m.
Era o 2º disco de António Macedo, que era já conhecido do 1º EP de 1970 com a canção que fez história "Erguer a Voz e Cantar", ou como também ficou conhecida "Canta, Amigo, Canta", conforme letra.

António Macedo (1946-1999), deixou-nos uma pequena mas importante discografia, pena é que a sua produção discográfica se tivesse cingido a alguns discos de curta duração (EP e Singles).

Sob o título "António Macedo - canta verdades de maneira simples" a revista "R&T - Rádio e Televisão" em Janeiro de 1972 publicava entrevista a António Macedo onde ele afirma acerca da escolha de hoje:
"A Menina Manuela é uma «menina» estúpida, fútil, com massa e ideias curtas. Proveniente duma família nova-rica, que precisava de arranjar um casamento de prestígio... enfim... de acordo com a sua posição de bem instalados na vida. Então casa com um nobre. A minha canção é uma sátira a esse casamento."





Deliciemo-nos pois com este “O Casamento da Menina Manuela” que me ficou para sempre na memória e que só há bem pouco tempo consegui arranjar em formato digital.




António Macedo - O Casamento da Menina Manuela

Sem comentários:

Enviar um comentário